Em 1994 o Conselho da Igreja Presbiteriana de Valparaíso recebeu a doação de um lote no bairro Jardim Zuleika, em Luziânia Go, dos irmãos Sérgio de Souza, Sandro Renato e Margarida Caland de Paiva, o que foi uma porta aberta para o início de tudo. Em 1996, a família dos irmãos Jovercino e Aparecida Guerra, solicitaram ao Conselho da Igreja Presbiteriana de Valparaíso que realizasse cultos semanais, às quartas-feiras, em seu lar, localizado também no bairro Jardim Zuleika, próximo ao local do lote doado.
O Conselho prontamente atendeu ao pedido e iniciou um trabalho evangelístico nesta localidade, realizando cultos semanais na casa dos irmãos Jovercino e Aparecida Guerra, com o sonho intencional de estabelecer uma igreja nesta região. O Conselho de Valparaíso na época era composto pelos irmãos: Rev. Nilson Rodrigues de Oliveira e os Presbíteros Paulo Reis, José Dartalian Pinheiro, Weber Sérgio, Valdir Valdivino Cotrim, Osmar Pereira Bessa e Estevam.

No dia 05/02/1997, o Conselho reunido, decidiu enviar um documento ao Presbitério do Planalto, solicitando o apoio na construção de um salão no bairro Jardim Zuleika, no lote que havia sido doado. O documento e o projeto foram entregues pessoalmente à Comissão Executiva do PPLA, que aprovou e viabilizou a construção por meio de uma empreiteira, que concluiu o salão em dois meses, ficando faltando apenas os acabamentos. O irmão Valmir e sua esposa Sueli, a irmã Berenice e Francimar Caland de Paiva, os irmãos Eurípedes e esposa Maria Lima, o Conselho e a Junta Diaconal cooperaram grandemente para a finalização dos acabamentos.
No dia 17/11/1997 o Conselho decidiu fazer o convite ao Evangelista Edson Lima, para assumir o trabalho da mais nova Congregação Presbiteriana no bairro Jardim Zuleika. Nesse período a Congregação já contava com várias pessoas, dentre elas: Jovercino Guerra e família; Eurípedes Lima e família; Ivo e família; Osvaldina com sete filhos menores, dentre outras.
O trabalho crescia e frutificava para a glória de Deus. Um total de setenta pessoas estavam matriculadas na Escola Dominical, e no dia 23 de dezembro de 1997, o Conselho reunido, decidiu indicar para a direção e trabalho da Escola Dominical as seguintes pessoas: Superintendente - Maria Aparecida Guerra da Silva e Geneliza Francisca da Silva; Secretários - Jovercino Guerra da Silva e Osiel Rodrigues da Silva; e Professor - Edson José de Lima. Nessa mesma reunião o Conselho também definiu dias e horários dos trabalhos, sendo: Escola Dominical às 09h; Culto Dominical às 19h30; Estudo Bíblico às terças feiras às 20h e Reunião de Oração às 20h às quintas feiras.

Por problemas pessoais, o evangelista Edson Lima não pôde continuar, ficando até o final de 1998. O Conselho, então, decidiu convidar o Evangelista Samuel Ferreira da Cunha, que assumiu o trabalho em março de 1999, ao lado da sua esposa Mariquinha Cunha, desempenhando um trabalho profícuo na região, ficando até 30/06/2001.

Em julho de 2001, assumiu o trabalho na Congregação, a convite do Conselho, o Evangelista Sérgio Matias Vieira, que ficaria à frente do trabalho até o final de 2002. Em fevereiro de 2001 o Conselho recebe os irmãos Ismael Sousa de Oliveira, sua esposa Maria Lirete Duarte de Oliveira e seus dois filhos: André e Felipe. Em dezembro do mesmo ano, o irmão Ismael foi eleito Diácono. Devido a falta de obreiros, o Diácono Ismael ficou à frente da Congregação ao lado do Diácono Ademir Matias da Silva no período de janeiro de 2003 até maio de 2004.

O Seminarista Anatote Lopes da Silva assumiu o trabalho em Julho de 2004, a convite do Conselho. Em maio de 2005 o irmão Ismael foi eleito Presbítero e o irmão Ademir reeleito Diácono. O Seminarista Anatote fica à frente do trabalho até o final de 2007, desempenhando um trabalho abençoado. No ano de 2008 o Evangelista Raul dos Santos Pereira é quem ficou à frente do trabalho, residindo na própria Congregação.

Em janeiro de 2009, assumiu os trabalhos o Rev. Kemil Khalil Ghannoum, auxiliado pelo Presbítero Ismael. O Rev. Kemil liderou a congregação até o final de 2010. Ainda em dezembro de 2010, o Conselho convidou o Rev. Márcio Ferreira de Freitas para estar à frente da Congregação a partir de janeiro de 2011.
O Rev. Márcio Freitas desenvolveu um ministério precioso à frente da Congregação, desde projetos, reformas, evangelismo e pastoreio. Em 2012 chegou à Congregação do Jardim Zuleika o Presb. Alexandre Galdino da Silva, com o intuito de apoiar o Rev. Márcio. Em 2015 o irmão Ismael foi reeleito Presbítero e os irmãos Onias Freitas, José Osmar da Costa e Elizeu Rodrigues Diáconos.

o Rev. Márcio dedicou sete anos do seu Ministério à Congregação do Jardim Zuleika, ele e sua família investiram tempo, dinheiro, trabalho e muito amor a nós, desenvolvendo um trabalho significativo e frutífero. Ele ficou à frente do trabalho até o final de 2017.

Em janeiro de 2018, assumiu o Rev. Erinaldo Teixeira Gurgel, ficando responsável até fevereiro de 2019. Também em 2018 foram eleitos diáconos os irmãos Denis Magalhães Rodrigues e reeleito o irmão José Osmar da Costa.

Em março de 2019, à convite do Conselho, o Seminarista Naasson Carlos Tolentino Queiroz Ulhoa assumiu os trabalhos da Congregação. Pela graça de Deus o trabalho desenvolveu e com isso as demandas também. Em 2020 os irmãos Ismael e Alexandre foram reeleitos presbíteros, e os irmãos Onias e Elizeu foram reeleitos diáconos. No final de 2020, o Seminarista Naasson apresentou um projeto ousado de organização da Congregação, o qual foi apreciado e elogiado pelo Conselho de Valparaíso e encaminhado ao Presbitério do Planalto.

O projeto foi recebido no Presbitério e a Congregação passou a ser acompanhada durante o ano de 2021, com vistas a organização em 2022. Em janeiro de 2022, na Reunião Ordinária, o Presbitério do Planalto aprovou a organização da Igreja e nomeou uma Comissão que acompanharia e organizaria a Igreja Presbiteriana do Jardim Zuleika. Em março de 2022 o então Licenciado Naasson foi ordenado ao Sagrado Ministério. E no dia 15 de maio de 2022, foi organizada a Igreja Presbiteriana do Jardim Zuleika (IPZuka) , e designado pastor efetivo o Rev. Naasson Carlos Tolentino Queiroz Ulhoa, o qual presidiu o primeiro Conselho da Igreja composto por ele e pelos Presbíteros: Alexandre Galdino da Silva e Onias Ferreira de Freitas. Na mesma ocasião foram eleitos para diáconos os irmãos Eliseu Ramos dos Santos e Alécio Guedes da Silva.

Em 2023 foram eleitos para presbíteros os irmãos Jeezyel Nunes de Oliveira e Louis Filipe Cunha Toledo; e para diáconos os irmãos Ismael dos Santos Mesquita e Wesley dos Santos Lima Astigarraga. O Rev. Naasson permaneceu na liderança da igreja até o final de 2023.

O Presbitério do Planalto designou o Rev. Lucas Aguiar de Miranda como pastor efetivo da Igreja Presbiteriana do Jardim Zuleika (IPZUka) no ano de 2024. Neste mesmo ano o Rev. Lucas foi eleito para permanecer como pastor efetivo da IPZuka no biênio 2025/2026 e segue como atual pastor da igreja.


Missão

Ser uma igreja referência na fidelidade à Palavra e na plantação de novas igrejas.

Visão

A Igreja Presbiteriana do Jardim Zuleika é uma família comprometida com a EDIFICAÇÃO e a PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO, visando a GLÓRIA DE DEUS, por meio do culto, do ensino da Escrituras e do testemunho pessoal de vida de cada membro.

Valores

Amor: amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a nós mesmos
Ortodoxia: fidelidade à Palavra de Deus
Ortopraxia: obediência em amor ao Senhor conforme a vontade dele
Comunhão: desfrutar da companhia dos nosso irmãos em Cristo em torno da Palavra de Deus
Serviço: servir uns aos outros em amor com os dons que recebemos do Espírito Santo para a edificação da Igreja
Testemunho: testemunhar Jesus Cristo a todos por meio da evangelização e por uma conduta de vida digna do evangelho

Galeria de Fotos

Veja abaixo algumas imagens que registram a história da nossa igreja.

Sobre a nossa igreja

Conheça mais ou se comunique com a nossa igreja acessando os links abaixo:

Conheça nosso Pastor Envie-nos uma mensagem