Categoria: Artigos
Data: 08/03/2023
Despertamento espiritual em Asbury – uma avaliação

Asbury University é uma escola cristã particular localizada em Wilmore, no estado norte-americano do Kentucky. Foi fundada em 2 de setembro de 1890 pelo metodista John Wesley Hughes.
Em seu site (https://www.asbury.edu/, acessado em 24.02.23), a Universidade informou:
“Desde 8 de fevereiro de 2023, os alunos da Asbury University, juntamente com professores, funcionários, administradores, membros da comunidade local e visitantes de fora da cidade, se reúnem no Hughes Auditorium para um momento de renovação espiritual. O Senhor está trabalhando enquanto compaixão radical, confissão, mudança e transformação estão ocorrendo.”

Em post recente o Rev. Augustus Nicodemus informou que o Rev. Elias dos Santos Medeiros (veja o perfil) visitou a Universidade, participou dos cultos, conversou com alunos e professores, presenciou e avaliou o movimento espiritual que despertou a atenção do mundo. Elias Medeiros, pastor presbiteriano, foi por muitos anos professor do Reformed Theological Seminary em Jackson, Mississippi e Diretor do Departamento de Missões. Permaneceu em Asbury três dias e seu testemunho, divulgado por Augustus Nicodemus, informou também matéria redigida e postada por Hernandes Dias Lopes no mesmo grupo.

Elias continua entre aspas: “No culto do dia 8 de fevereiro na capela, depois da exposição de Romanos 12, o pregador orou, sentou-se, o coral dos jovens cantou, e daí começaram as orações, quebrantamento, confissão de pecados entre os 20 ou 30 jovens que experimentaram essa ação do Espírito de Deus entre eles. Não saíram da capela da Universidade quando o culto acabou (...) os demais estudantes e professores souberam que o ‘culto’ continuava. Correram para a capela e se uniram ao pequeno grupo. O resto da história ainda está para ser escrito.”

O movimento não resultou de programação humana, mas da ação soberana do Espírito Santo. “Tudo com muita ordem, seriedade, verdade, amor cristão e decência.” Sem palavras proféticas ou danças. Sem celebridades ou artistas aproveitando o palco. Há principalmente oração e louvor “exaltando claramente a pessoa e a obra redentora de Cristo”.
“(...) ninguém pode afirmar que é um movimento [denominacional]. Há um senso de unidade (união sem uniformidade) e respeito que somente o Espírito Santo de Deus poderia manter.”

Há os críticos, claro, muitas vezes com avaliações preconcebidas.
Resumindo o entendimento de Hernandes Lopes sobre as características do evento, ele é:
Espontâneo. 
Centrado em Cristo. 
Encharcado por um senso de temor a Deus e arrependimento. 
Marcado pelo amor profundo. 
Marcado pela unidade cristã. 

Nossa oração ao Senhor do despertamento espiritual repete as palavras do hino de Sarah Poulton Kalley do antigo hinário Salmos e Hinos: “Maravilhas soberanas outros povos veem. Oh, derrama as mesmas bênçãos sobre nós também”.

Texto escrito pelo Rev. Claudio Marra, conteúdo publicado na edição de março do jornal Brasil Presbiteriano.

Galeria de Fotos -


Autor: Jornal Brasil Presbiteriano   |   Visualizações: 1205 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp
  • Procurar



Deixe seu comentário